17 November 2008

QUEM AVALIA A Mª DE LOURDES ???? HAJA CÚ...





Podia colocar este Post com um simples "SEM COMENTARIOS" mas agora que me dei ao trabalho (o que me congratulo por o ter feito pois agora estou devidamente esclarecido),não o faço.Em vez disso até o comento e assumo esta luta como sendo minha também, embora não seja, nunca fui e provavelmente jamais serei Professor,contra a prepotência arrogancia e isenção democratica desta Ministra, na proxima manif la estarei,com insenção de cor partidaria, ao lado dos que lutam por uma causa que é justa .
Aproveitando na integra um mail acabadinho de receber da minha amiga e PROFESSORA Gi, retirado de: Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599) que passo a transcrever:
“Nada deve ser mais importante nem mais desejável (…) do que preservar a boa disposição dos professores (…). É nisso que reside o maior segredo do bom funcionamento das escolas (…).”

“Com amargura de espírito, os professores não poderão prestar um bom serviço, nem responder convenientemente às [suas] obrigações.”

Recomenda-se a todos os professores um dia de repouso semanal: “A solicitude por parte dos superiores anima muito os súbditos e reconforta-os no trabalho.”

“Quando um professor desempenha o seu ministério com zelo e diligência, não seja esse o pretexto para o sobrecarregar ainda mais e o manter por mais tempo naquele encargo. De outro modo os professores começarão a desempenhar os seus deveres com mais indiferença e negligência, para que não lhes suceda o mesmo.”

Incentivar e valorizar a sua produção literária: porque “a honra eleva as artes.”

“Em meses alternados, pelo menos, o reitor deverá chamar os professores (…) e perguntar-lhes-á, com benevolência, se lhes falta alguma coisa, se algo os impede de avançar nos estudos e outras coisas do género. Isto se aplique não só com todos os professores em geral, nas reuniões habituais, mas também com cada um em particular, a fim de que o reitor possa dar-lhes mais livremente sinais da sua benevolência, e eles próprios possam confessar as suas necessidades, com maior liberdade e confiança. Todas estas coisas concorrem grandemente para o amor e a união dos mestres com o seu superior. Além disso, o superior tem assim possibilidade de fazer com maior proveito algum reparo aos professores, se disso houver necessidade.”


"I. 22. Para as letras, preparem-se professores de excelência
Para conservar (…) um bom nível de conhecimento de letras e de humanidades, e para assegurar como que uma escola de mestres, o provincial deverá garantir a existência de pelo menos dois ou três indivíduos que se distingam notoriamente em matéria de letras e de eloquência. Para que assim seja, alguns dos que revelarem maior aptidão ou inclinação para estes estudos serão designados pelo provincial para se dedicarem imediatamente àquelas matérias – desde que já possuam, nas restantes disciplinas, uma formação que se considere adequada. Com o seu trabalho e dedicação, poder-se-á manter e perpetuar como que uma espécie de viveiro para uma estirpe de bons professores.

II. 20. Manter o entusiasmo dos professores
O reitor terá o cuidado de estimular o entusiasmo dos professores com diligência e com religiosa afeição. Evite que eles sejam demasiado sobrecarregados pelos trabalhos domésticos."


Ratio Studiorum da Companhia de Jesus (1599).

FORÇA PROFESSORES ESTA GAJA NEM PROF FOI E DE SOCIOLOGIA SABE-SE LA COMO CONSEGUIU O DIPLOMA.
A MINISTRA NÃO É LOURA MAS QUE E B........... LA ISSO É. BASTA PERDER TEMPO A ESCUTÁ-LA.
E A QUEM SE DER A ESSE TRABALHO CLARO.

BJS
LUIZINHA 150% ao lado da classe

5 comments:

Arturette said...

Nem eu que vivo a coisa por dentro conseguia dizer/escrever melhor....

Beijinho bom!!!!!

Loura Migratoria said...

ai!
enganei-me no blog...
de certeza !

Nunette said...

*very deep sigh*

Anonymous said...

Luís, ainda te adoro mais...beijinhos a todas, gi

Luizinha said...

Cono prometido é devido e eu sou "melher" de palavra dia 03 lá estarei ao lado da classe a apoiar o que é justo e ainda a fazer numero representando as amigas insulares da classe, que mesmo com os agora pseudo baratos voos da easyjet, infelizmente era dinheiro que não valeria a pena gastar a menos claro que o nosso PR use da sua competência e dissolva este parlamento que ja trezanda e chegou a hora.
Aceitam-se sugestões para o cartaz !!
Viva aos Professores.

Luizinha a Manif