11 January 2009

Bagas Goji


A Oprah divulgou e o mundo aceitou (lol). Cá em casa já se come - será que na vossa, e após lerem este post, vai acontecer o mesmo? Se quiserem é só avisar... ;-)

Bagas Goji

As bagas Goji crescem em arbustos das regiões temperadas e subtropicais da China, Mongólia, do Himalaia e do Tibete e têm sido utilizadas, desde há 6000 anos, pelos ervanários na China, Tibete e Índia para proteger o fígado, ajudar visão, melhorar a função sexual e fertilidade, fortalecer as pernas, mehorar a função imunológica, melhorar a circulação e promover a longevidade.


As Goji são extraordinariamente ricas em antioxidantes, como podem verificar no gráfico à esquerda.

Os nutrientes do Goji Berry podem ser amplamente divididos em macronutrientes e micronutrientes. Macronutrientes incluem carbohidratos (68%), proteínas (12%), gorduras (10%) e fibras alimentares (10%). O total do valor calórico de 100gm de baga seca é de aproximadamente 370Kcal.

As bagas também contém 19 aminoácidos, incluindo alguns aminoácidos essenciais. Além disso, contém 11 essenciais e 22 oligoelementos, incluindo Cálcio (112mg/100gm), potássio (1132mg/100gm), Ferro (9mg/100gm), Zinco (2mg/100gm) e Selênio (50μg/100gm) etc. Selênio e germânio são útil no tratamento de estados oncológicos.

Vitaminas como a vitamina B1, B2, B6, C e E também são encontrados em quantidades apreciáveis. As Goji também contém carotenóides incluindo β caroteno, luteína, licopeno e xanthophyll. O teor de caroteno é superior a cenoura, que prevê uma boa propriedade antioxidante. Para além disto, contém polissacarídeos, monossacarídica e ácidos gordos insaturados, incluíndo os ácidos gordos essenciais, tais como Linóleo ácido que promove a perda de gordura.

O consumo de Goji só foi testado em seres humanos em dois estudos publicados. Um estudo chinês publicado no Journal of Oncology chinês de 1994 constatou que 79 pessoas com cancro responderam melhor ao tratamento quando as goji foram adicionados ao regime alimentar diário.

Vários outros estudos mostram que, por conter elevados nivéis de antioxidantes, as bagas podem impedir o crescimento das células cancerosas, reduzir a glicemiae o colesterol. No entanto, isso não significa que as goji terão os mesmos benefícios quando tomado em sumo ou chá pelo que o consumo das bagas secas é o recomendado.


Ufffffffffff....A vossa eterna,

Nunette

3 comments:

Arturette said...

Credo mulher....isso é que foi pesquisar....copy/paste/copy/paste......deves estar exausta....lol

Mas depois vai uma mão cheia de bagas e até te nasce uma alma nova....

Só te esqueceste de um pormenor....quem foi a coisa mais linda que te apresentou esta maravilha da natureza??????????????

Beijinho Bom!!!

Nunette said...

A Oprah.

Arturette said...

Porca!!!!!!

LOL