22 January 2010

Festival da Canção 2010 - A Votos


É só para Março, mas já cá canta. Ora, em primeiro lugar, não fazia eu ideia que isto do Festival está moderníssimo, com sites dedicados e votações online. Despeguei-me disto depois do "Amor d'Água Fresca" e quando volto a dar por isso, é só novidades. A Arturette chamou-nos a atenção para a edição do ano passado, mas confesso que a minha devia andar desviada para outras cantigas. Fiz mal, que isto também mete dramas e muitas discussões e favoritos e gosto daquela e não gosto da outra por essa Internet fora.

Então, por partes: Apercebi-me hoje que estamos na fase de apuramento das 30 canções. Daqui, saírão as 24 finalistas. Depois, haverá duas Semi-Finais e uma Grande Final, tudo ao vivo no Campo Pequeno; em cada uma das Semi-Finais, irão a concurso 12 canções e destas, só seis serão apuradas para a Grande Final, constituindo-se assim 12 canções finalistas. E é precisamente na parte das 24, agora, e até 27 de Janeiro, que entra a
votação online e se podem ouvir todas as músicas, o que é fantástico. Eu ainda sou do tempo em que estas coisas se faziam à lá Eládio Clímaco.

Vai daí, e já há celeuma por causa do youtube (estão a ver como isto está à frente?). Foi hoje desclassificada uma canção por andar na dita rede desde há não sei quanto tempo, o que vai contra as regras do Festival. Eu acho mal, aliás, acho péssimo, porque era a melhor.

Uma vez que essa não pode ser, digo de minha justiça:

Categoria "Gosto Um Bocadinho"
- Nuno Pinto: Fogo lento
É um bocado foleirota

- Davi Duarte - Serei Alguém Pr'a ti
Parece o Jorge Palma

Categoria "Música à Festival que tem sempre hipóteses de ganhar em Portugal e depois é uma vergonha"
- Nucha: Chuva
ah, e tal...pronto...ficamos é em 65646364º lugar

- Banda Trocopasso - O Mundo de Pernas para o Ar

**a encolher os ombros muitas vezes**

Categoria "É um Faduncho, pode ser que pegue"
- Filipa Galvão Telles: O Amor Não Sabe
Nem o amor nem eu. Acho a voz insegura. Imaginem com os nervos, lá longe na Noruega, com aquela gente pouco emotiva. Mas é uma Galvão Telles!

Categoria "Gosto da música e da voz mas..."
- Joana Lobo Anta: Há Dias
É diferente do que costumamos ouvir no Festival e gosto da onda da música. É mais para a rádio.

Categoria "A Bombar, quero que ganhe esta"
- Catarina Pereira: Canta Por Mim
Acho que com esta teríamos hipóteses na Noruega. É preciso é o povo não votar na CludIsabel, se faz favor.

E pronto, deixo aqui a que foi desclassificada e a da Catarina, que é uma grande maluca, mas se eu mandasse, começava já a fazer as malinhas para Oslo.

Homens da Luta - Luta Assim Não Dá


Catarina Pereira - Canta Por Mim


Vamos ver a Grande Final ao Campo Pequeno? *grin*

2 comments:

Nunette said...

Eu fico ainda mt confusa e baralhada com tanta opcao.. mas digo ja que a Catarina parece-me bem festivaleira e ja me imagino a cantar a letra um dia destes! danca comigo, também!
Arturette, é a tua cara...

Arturette said...

Como é evidente esta é a minha preferida e ainda não ouvi as outras...pela voz parece a Ana Malhoa...mas promete....Bora lá votar na pequena