30 April 2008

"A Vida Portuguesa" - Chiado - Aberta desde sempre

Eu andava com imensa curiosidade de ir visitar a loja da Catarina Portas, "A Vida Portuguesa", ali na Rua Anchieta, ao Chiado. A loja é uma autêntica viagem a verdadeiros ícones do consumo português de outrora.


Pasta Couto, restaurador Olex, artigos de papelaria da Viarco, chocolates Regina, Sabão Clarim, enlatados Tricana, azulejos Viúva Lamego, as famosas essências de Alfazema da Ach Brito, ceras Encerite, bordados de Viana do Castelo, farinhas Zelly, etc etc etc.. uma verdadeira viagem ao nosso passado e aos usos de nossos familiares mais ancestrais.


A loja em si é simples, resulta na perfeição e as várias informações que estão à volta dos produtos (sobre a história, o conceito e factos mais interessantes) fazem-nos esquecer que é efectivamenteum espaço comercial (e não um museu).

Eu minha Luísa adorámos e perdemos ainda uma meia hora. No final trouxemos um salazar com cabo de madeira, um sabonete Pedra Pomes da Ach Brito e um Lápis Hemoestático 444.


O que eu mais gostei: da tabuleta na porta: "A Vida Portuguesa - Desde sempre"


O que eu menos gostei: de não a ver a Catarina (eu cá gosto muita da moça :-)

5 comments:

Artur Marcos said...

Pois que está prometido que eu e minha Fernandette teremos de passar por lá. Nem que seja para o meu amor ler os rótulos todos dos produtos e claro pelas farinhas Zelly e os Bordados de Viana...

Beijinho Bom!!!

Amélia Grimaldi said...

Ouvi dizer que fode-se lá mais do que no Labyrinto...

The end said...

Ai credo Amélia que até me assustei! Vamos lá a saber: isso é daquelas verdades ordinárias que eu gosto, assim bem ecléticas, ou é mesmo língua viperina e maldosa, hm?

Amélia Grimaldi said...

Só posso dizer que o Memorial tem tido menos lésbicas..., se vocês souberem de quem é a loja no Chiado, é só somar 1+1...

The end said...

Ah.. por momentos breves pensei que o mano pedia as chaves da loja à mana ;-)